CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Questão 1 C
A atmosfera terrestre é composta pelos gases
nitrogênio (N2) e oxigênio (O2), que somam cerca de 99%,
e por gases traços, entre eles o gás carbônico (CO2), vapor
de água (H2O), metano (CH4), ozônio (O3) e o óxido nitroso
(N2O), que compõem o restante 1% do ar que respiramos.
Os gases traços, por serem constituídos por pelo menos
três átomos, conseguem absorver o calor irradiado pela
Terra, aquecendo o planeta. Esse fenômeno, que acontece
há bilhões de anos, é chamado de efeito estufa. A partir da
Revolução Industrial (século XIX), a concentração de
gases traços na atmosfera, em particular o CO2, tem
aumentado significativamente, o que resultou no aumento
da temperatura em escala global. Mais recentemente,
outro fator tornou-se diretamente envolvido no aumento da
concentração de CO2 na atmosfera: o desmatamento.
BROWN, I. F.; ALECHANDRE, A. S. Conceitos básicos sobre clima,
carbono, florestas e comunidades. A.G. Moreira & S.
Schwartzman. As mudanças climáticas globais e os
ecossistemas brasileiros. Brasília: Instituto de Pesquisa
Ambiental da Amazônia, 2000 (adaptado).
Considerando o texto, uma alternativa viável para
combater o efeito estufa é
A reduzir o calor irradiado pela Terra mediante a
substituição da produção primária pela industrialização
refrigerada.
B promover a queima da biomassa vegetal, responsável
pelo aumento do efeito estufa devido à produção de
CH4.
C reduzir o desmatamento, mantendo-se, assim, o
potencial da vegetação em absorver o CO2 da
atmosfera.
D aumentar a concentração atmosférica de H2O,
molécula capaz de absorver grande quantidade de
calor.
E remover moléculas orgânicas polares da atmosfera,
diminuindo a capacidade delas de reter calor.
Questão 17 E
O Brasil pode se transformar no primeiro país das
Américas a entrar no seleto grupo das nações que
dispõem de trens-bala. O Ministério dos Transportes prevê
o lançamento do edital de licitação internacional para a
construção da ferrovia de alta velocidade Rio-São Paulo. A
viagem ligará os 403 quilômetros entre a Central do Brasil,
no Rio, e a Estação da Luz, no centro da capital paulista,
em uma hora e 25 minutos.
Disponível em: http://oglobo.globo.com.
Acesso em: 14 jul. 2009.
Devido à alta velocidade, um dos problemas a ser
enfrentado na escolha do trajeto que será percorrido pelo
trem é o dimensionamento das curvas. Considerando-se
que uma aceleração lateral confortável para os
passageiros e segura para o trem seja de 0,1 g, em que g
é a aceleração da gravidade (considerada igual a 10 m/s2),
e que a velocidade do trem se mantenha constante em
todo o percurso, seria correto prever que as curvas
existentes no trajeto deveriam ter raio de curvatura mínimo
de, aproximadamente,
A 80 m.
B 430 m.
C 800 m.
D 1.600 m.
E 6.400 m.
Questão 37 D
Sabe-se que o olho humano não consegue diferenciar
componentes de cores e vê apenas a cor resultante,
diferentemente do ouvido, que consegue distinguir, por
exemplo, dois instrumentos diferentes tocados
simultaneamente. Os raios luminosos do espectro visível, que
têm comprimento de onda entre 380 nm e 780 nm, incidem na
córnea, passam pelo cristalino e são projetados na retina. Na
retina, encontram-se dois tipos de fotorreceptores, os cones e
os bastonetes, que convertem a cor e a intensidade da luz
recebida em impulsos nervosos. Os cones distinguem as cores
primárias: vermelho, verde e azul, e os bastonetes diferenciam
apenas níveis de intensidade, sem separar comprimentos de
onda. Os impulsos nervosos produzidos são enviados ao
cérebro por meio do nervo óptico, para que se dê a percepção
da imagem.
Um indivíduo que, por alguma deficiência, não consegue
captar as informações transmitidas pelos cones, perceberá
um objeto branco, iluminado apenas por luz vermelha,
como
A um objeto indefinido, pois as células que captam a luz
estão inativas.
B um objeto rosa, pois haverá mistura da luz vermelha
com o branco do objeto.
C um objeto verde, pois o olho não consegue diferenciar
componentes de cores.
D um objeto cinza, pois os bastonetes captam
luminosidade, porém não diferenciam cor.
E um objeto vermelho, pois a retina capta a luz refletida
pelo objeto, transformando-a em vermelho.
Questão 44 D
O álcool hidratado utilizado como combustível
veicular é obtido por meio da destilação fracionada de
soluções aquosas geradas a partir da fermentação de
biomassa. Durante a destilação, o teor de etanol da
mistura é aumentado, até o limite de 96% em massa.
Considere que, em uma usina de produção de etanol,
800 kg de uma mistura etanol/água com concentração
20% em massa de etanol foram destilados, sendo
obtidos 100 kg de álcool hidratado 96% em massa de
etanol. A partir desses dados, é correto concluir que a
destilação em questão gerou um resíduo com uma
concentração de etanol em massa
A de 0%.
B de 8,0%.
C entre 8,4% e 8,6%.
D entre 9,0% e 9,2%.
E entre 13% e 14%.
CIÊNCIAS HUMANAS E SUAS TECNOLOGIAS
Questão 46 A
O Egito é visitado anualmente por milhões de
turistas de todos os quadrantes do planeta, desejosos de
ver com os próprios olhos a grandiosidade do poder
esculpida em pedra há milênios: as pirâmides de Gizeh, as
tumbas do Vale dos Reis e os numerosos templos
construídos ao longo do Nilo.
O que hoje se transformou em atração turística era, no
passado, interpretado de forma muito diferente, pois
A significava, entre outros aspectos, o poder que os
faraós tinham para escravizar grandes contingentes
populacionais que trabalhavam nesses monumentos.
B representava para as populações do alto Egito a
possibilidade de migrar para o sul e encontrar trabalho
nos canteiros faraônicos.
C significava a solução para os problemas econômicos,
uma vez que os faraós sacrificavam aos deuses suas
riquezas, construindo templos.
D representava a possibilidade de o faraó ordenar a
sociedade, obrigando os desocupados a trabalharem
em obras públicas, que engrandeceram o próprio
Egito.
E significava um peso para a população egípcia, que
condenava o luxo faraônico e a religião baseada em
crenças e superstições.
Questão 57
Na década de 30 do século XIX, Tocqueville
escreveu as seguintes linhas a respeito da moralidade nos
EUA: “A opinião pública norte-americana é particularmente
dura com a falta de moral, pois esta desvia a atenção
frente à busca do bem-estar e prejudica a harmonia
doméstica, que é tão essencial ao sucesso dos negócios.
Nesse sentido, pode-se dizer que ser casto é uma questão
de honra”.
TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. Chicago: Encyclopædia
Britannica, Inc., Great Books 44, 1990 (adaptado).
Do trecho, infere-se que, para Tocqueville, os norteamericanos
do seu tempo
A buscavam o êxito, descurando as virtudes cívicas.
B tinham na vida moral uma garantia de enriquecimento
rápido.
C valorizavam um conceito de honra dissociado do
comportamento ético.
D relacionavam a conduta moral dos indivíduos com o
progresso econômico.
E acreditavam que o comportamento casto perturbava a
harmonia doméstica.
Questão 60 E
A definição de eleitor foi tema de artigos nas
Constituições brasileiras de 1891 e de 1934. Diz a
Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de
1891:
Art. 70. São eleitores os cidadãos maiores de 21
anos que se alistarem na forma da lei.
A Constituição da República dos Estados Unidos
do Brasil de 1934, por sua vez, estabelece que:
Art. 180. São eleitores os brasileiros de um e de
outro sexo, maiores de 18 anos, que se alistarem
na forma da lei.
Ao se comparar os dois artigos, no que diz respeito ao
gênero dos eleitores, depreende-se que
A a Constituição de 1934 avançou ao reduzir a idade
mínima para votar.
B a Constituição de 1891, ao se referir a cidadãos,
referia-se também às mulheres.
C os textos de ambas as Cartas permitiam que qualquer
cidadão fosse eleitor.
D o texto da carta de 1891 já permitia o voto feminino.
E a Constituição de 1891 considerava eleitores apenas
indivíduos do sexo masculino.
Questão 70 B
O suíço Thomas Davatz chegou a São Paulo em
1855 para trabalhar como colono na fazenda de café
Ibicaba, em Campinas. A perspectiva de prosperidade que
o atraiu para o Brasil deu lugar a insatisfação e revolta, que
ele registrou em livro. Sobre o percurso entre o porto de
Santos e o planalto paulista, escreveu Davatz: “As
estradas do Brasil, salvo em alguns trechos, são péssimas.
Em quase toda parte, falta qualquer espécie de
calçamento ou mesmo de saibro. Constam apenas de terra
simples, sem nenhum benefício. É fácil prever que nessas
estradas não se encontram estalagens e hospedarias
como as da Europa. Nas cidades maiores, o viajante pode
naturalmente encontrar aposento sofrível; nunca, porém,
qualquer coisa de comparável à comodidade que
proporciona na Europa qualquer estalagem rural. Tais
cidades são, porém, muito poucas na distância que vai de
Santos a Ibicaba e que se percorre em cinquenta horas no
mínimo”.
Em 1867 foi inaugurada a ferrovia ligando Santos
a Jundiaí, o que abreviou o tempo de viagem entre o litoral
e o planalto para menos de um dia. Nos anos seguintes,
foram construídos outros ramais ferroviários que
articularam o interior cafeeiro ao porto de exportação,
Santos.
DAVATZ, T. Memórias de um colono no Brasil. São Paulo:
Livraria Martins, 1941 (adaptado).
O impacto das ferrovias na promoção de projetos de
colonização com base em imigrantes europeus foi
importante, porque
A o percurso dos imigrantes até o interior, antes das
ferrovias, era feito a pé ou em muares; no entanto, o
tempo de viagem era aceitável, uma vez que o café
era plantado nas proximidades da capital, São Paulo.
B a expansão da malha ferroviária pelo interior de São
Paulo permitiu que mão-de-obra estrangeira fosse
contratada para trabalhar em cafezais de regiões cada
vez mais distantes do porto de Santos.
C o escoamento da produção de café se viu beneficiado
pelos aportes de capital, principalmente de colonos
italianos, que desejavam melhorar sua situação
econômica.
D os fazendeiros puderam prescindir da mão-de-obra
europeia e contrataram trabalhadores brasileiros
provenientes de outras regiões para trabalhar em suas
plantações.
E as notícias de terras acessíveis atraíram para São
Paulo grande quantidade de imigrantes, que
adquiriram vastas propriedades produtivas.
Questão 75 C
O movimento migratório no Brasil é significativo,
principalmente em função do volume de pessoas que saem
de uma região com destino a outras regiões. Um desses
movimentos ficou famoso nos anos 80, quando muitos
nordestinos deixaram a região Nordeste em direção ao
Sudeste do Brasil. Segundo os dados do IBGE de 2000, este
processo continuou crescente no período seguinte, os anos
90, com um acréscimo de 7,6% nas migrações deste mesmo
fluxo. A Pesquisa de Padrão de Vida, feita pelo IBGE, em
1996, aponta que, entre os nordestinos que chegam ao
Sudeste, 48,6% exercem trabalhos manuais não qualificados,
18,5% são trabalhadores manuais qualificados, enquanto
13,5%, embora não sejam trabalhadores manuais, se
encontram em áreas que não exigem formação profissional.
O mesmo estudo indica também que esses migrantes
possuem, em média, condição de vida e nível educacional
acima dos de seus conterrâneos e abaixo dos de cidadãos
estáveis do Sudeste.
Disponível em: http://www.ibge.gov.br. Acesso em: 30 jul. 2009 (adaptado).
Com base nas informações contidas no texto, depreende-se
que
A o processo migratório foi desencadeado por ações de
governo para viabilizar a produção industrial no Sudeste.
B os governos estaduais do Sudeste priorizaram a
qualificação da mão-de-obra migrante.
C o processo de migração para o Sudeste contribui para o
fenômeno conhecido como inchaço urbano.
D as migrações para o sudeste desencadearam a valorização
do trabalho manual, sobretudo na década de 80.
E a falta de especialização dos migrantes é positiva para
os empregadores, pois significa maior versatilidade
profissional.
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